Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without
borders”
Outras escolas envolvidas:
Škola umeleckého priemysl, Svidník, Eslováquia
IES Nuestra Señora de la Estrella, Villa del Río, Espanha
11th Lyceum Peristeriou, Atenas, Grécia
|
O
último intercâmbio de alunos do projeto Erasmus+ “Reporters
of cultural heritage without borders”, no qual participaram
duas professoras e seis alunos da Escola Secundária de
Casquilhos, decorreu de 24 a 28 de abril em Svidník, na
Eslováquia.
A semana iniciou-se com uma atividade de quebra-gelo, em equipas
internacionais, uma espécie de peddy-paper, dinamizado pela
escola anfitriã, permitindo que os alunos dos quatro países da
parceria – Eslováquia, Espanha, Grécia e Portugal – criassem
laços e dinâmicas no primeiro dia, o que facilitou o trabalho
subsequente. Seguiram-se as apresentações sobre os trajes
tradicionais de cada país parceiro, que foram essenciais para a
concretização de uma das atividades previstas. Os alunos foram,
posteriormente, divididos em novas equipas internacionais, de
acordo com os seus interesses, competências e capacidades, tendo
sido concebidos doze trajes tradicionais originais, nos quais
foram utilizados os padrões e os acessórios criados nos
intercâmbios anteriores – duas vídeo-reportagens centradas nas
atividades desenvolvidas durante o intercâmbio, assim como um
podcast sobre o feedback dos alunos relativamente à sua
participação neste projeto. Por fim, o trabalho desenvolvido foi
apresentado à comunidade local, no Museu da Cultura Ucraniana de
Svidník, destacando-se o desfile dos fatos tradicionais
confecionados.
Durante o intercâmbio, foram igualmente promovidas atividades
destinadas ao aprofundamento do conhecimento da história e da
cultura do país anfitrião, como as visitas ao Museu Etnográfico
de Svidník, ao Castelo Lubovna, em Stara Lubovna, ao Museu das
Ilusões “Tricklandia”, em Stary Smokovec, e às cidades de Presov
– local os alunos participaram inclusive num “Escape Room” – e
de Bardejov – Património Mundial da UNESCO.
No seu todo, este intercâmbio foi uma aventura extraordinária de
desenvolvimento pessoal e académico para todos os participantes.
De facto, as atividades realizadas, os desafios ultrapassados em
conjunto, a partilha de experiências, saberes e pontos de vista,
bem como os momentos de convívio salutar, potenciaram o
aprofundamento de aptidões e competências necessárias ao
desenvolvimento da interculturalidade nas relações pessoais,
sociais e culturais, ao sucesso na vida profissional e ao
exercício de uma cidadania europeia ativa.
Alicia Tavares – 11.ºE
Catarina Matos – 11.ºD
Catarina Rafael – 11.ºE
João Santos – 11.ºA
Laura Fernandes – 11.ºF
Pedro Quintelas – 10.ºC
Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação
contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não
sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser
feita.”
|
O
quinto intercâmbio de alunos do projeto Erasmus+ “D.E.M.O.S
- Democratic thinking in Education as a Medium to Overturn
prejudices and Stereotypes”, no qual participaram três
professores e cinco alunas da Escola Secundária de
Casquilhos, realizou-se em Bilbau, no País Basco, Espanha,
de 26 março a 1 de abril.
Esta atividade permitiu constatar que são indescritíveis a
magnitude e a diversidade desta região do norte de Espanha. De
facto, este fragmento do globo compreende uma multiplicidade de
estruturas e de eventos, destacando-se pela inimaginável beleza,
harmoniosamente integrada nas diversas vertentes, cultural,
arquitetónica, paisagística e artística.
Durante este intercâmbio, foi possível vivenciar inúmeras
experiências, conhecer e visitar não só a cidade de Bilbau como
também outras cidades e locais turísticos de um incalculável
prestígio paisagístico e cultural.
Todos os participantes tiveram, igualmente, a oportunidade de
explorar, de um modo pessoal e interativo, as diversas dinâmicas
organizadas pelos vários países parceiros – Bélgica, Bulgária,
Chipre, Espanha, Itália e Portugal.
Através de atividades de integração interpessoal, como workshops
de exploração de idiomas, apresentações sobre o contributo da
União Europeia para o reforço dos valores democráticos nos seis
países da parceria, assim como atividades de caráter cultural,
destacando-se as visitas ao Museu da Ciência “Eureka”, ao Museu
Guggenheim e ao Museu de Reproduções de Bilbau, os alunos
experienciaram uma semana repleta de vivências propícias ao seu
desenvolvimento.
Um dos pontos altos deste intercâmbio foi, indubitavelmente, a
visita a San Juan de Gaztelugatxe, um local dotado de uma beleza
natural extraordinária, situado entre os aglomerados rochosos e
o mar. Igualmente importantes para o conhecimento da história e
das vivências do País Basco foram as visitas às cidades de San
Sebastian e, particularmente, Guernica, cujo bombardeamento
durante a Guerra Civil Espanhola serviu de inspiração para uma
das mais famosas pinturas de Pablo Picasso.
É ainda importante referir a influência intercultural que
ocorreu durante esta experiência, nomeadamente através de
dinâmicas entre os participantes, como jogos, danças regionais e
workshops, que proporcionaram uma multiplicidade de interações
entre todos os estudantes das diferentes nações e respetivos
educadores.
Seguramente, esta foi uma experiência absolutamente inesquecível
para todos os participantes, pois contribuiu significativamente
para o desenvolvimento de inúmeras competências, complementando
a experiência académica com a vivência prática de exploração de
culturas e costumes. A convergência destes fatores resulta no
estímulo das capacidades intelectuais, dos valores
socioculturais e da independência dos alunos, influenciando
beneficamente o seu trajeto enquanto indivíduos.
Carolina Algarvio, 11.ºA
Daniela Soares, 11.ºC
Lara Gomes, 11.ºC
Luana Almeida, 11.ºA
Mariana Correia, 11.ºA
Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação
contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não
sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser
feita.”
|
BARREIRO - Escola Secundária de Casquilhos em Atenas
Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without
borders”
De
5 a 11 de março, seis alunos e três professoras da Escola
Secundária de Casquilhos rumaram a Atenas para participarem
no terceiro intercâmbio de alunos do Projeto Erasmus+
“Reporters of cultural heritage without borders”, uma
parceria entre quatro países europeus - Eslováquia, Espanha,
Grécia e Portugal.
A semana iniciou-se com atividades dirigidas ao aprofundamento
de conhecimentos e à consolidação das competências essenciais
para a concretização das atividades subsequentes, nomeadamente
apresentações nacionais sobre os acessórios que integram os
trajes tradicionais dos quatro países da parceria e visitas
guiadas ao Museu Benaki, assim como ao Museu de Joias Ilias
Lalaounis, local onde se realizou igualmente um workshop sobre o
processo de conceção e produção de joalheria.
Nos dias seguintes, os alunos foram divididos em seis equipas
internacionais. Enquanto três equipas se dedicaram à criação de
acessórios originais, tendo por base os utilizados nos trajes
tradicionais dos quatro países parceiros, as outras documentaram
as atividades realizadas e recolheram o feedback dos
participantes através de videorreportagens e podcasts.
Durante o intercâmbio, foram igualmente visitados alguns
monumentos e locais emblemáticos do país anfitrião, constituindo
alguns exemplos a Acrópole de Atenas e o respetivo museu; o
Estádio Panatenaico; o Canal de Corinto; o Anfiteatro de
Epidaurus e Nafplion, a primeira capital do Estado Grego.
Igualmente enriquecedores foram os momentos de convívio entre os
alunos, que tornaram este intercâmbio ainda mais significativo e
memorável. Na hora da partida, não houve, no entanto, tristeza,
pois os alunos deixaram Atenas com os corações repletos de
felicidade por terem tido a oportunidade de contactarem com
outras culturas e fazerem novas amizades. Deste modo, provaram
que, independentemente das diferenças culturais e/ou pessoais,
todos podemos trabalhar e aprender com pessoas dos mais diversos
locais do mundo, e, não menos importante, “crescer” enquanto
cidadãos.
Alícia Paquete – 11.ºD
Catarina Matos – 11.ºD
Dinis Isidro – 11.ºD
Diogo Gonçalves – 12.ºF
Marta Dias – 11.ºD
Lucas Martins – 12.ºF
Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação
contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não
sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser
feita.”
|
|
|
Sm(art) Robots - H(app)y Kids (2022-2024) Coordenado pela professora Sílvia
Zuzarte (grupo 500)
Outras escolas envolvidas:
11th Gymnasium of
Thessaloniki, Thessaloniki - Grécia
Zakladna skola,Kudlovska 11 - Humenne,
Slovakia
IES PEDRO SOTO DE ROJA - Granada,
Espanha
Clica na imagem para acederes ao site
do projeto.
smart.robots (google.com)
smart.robots
Refers to the Erasmus+ project
(KA210-SCH - Small-scale partnerships in school
education) with title: Sm(art) robots - H(app)y kids
with the participation of the following schools:
11th Gymnasium of Thessaloniki, Greece (coordinator)
Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro,
Portugal IES
sites.google.com |
|
|
|
Há vários anos que a Escola Secundária
de Casquilhos, Barreiro, integra projetos europeus no âmbito do
Erasmus+, permitindo aos seus alunos experiências de partilha
com colegas de toda a Europa.
Todos estes projetos, ao longo dos
anos, têm sido coordenados pela professora Cristina Ramalho (GR
330).
|
|
O programa Erasmus+ surge como uma
alternativa ao ensino tradicional,
introduzindo a oportunidade de desenvolver
uma multiplicidade de aptidões e
competências de um modo exponencialmente
mais eficaz, manifestando-se nomeadamente na
prática e no aperfeiçoamento da língua
inglesa, bem como na oportunidade de
conhecer não unicamente a cultura do país
visitado como também, de um modo ...
www.rostos.pt
|
|
D.E.M.O.S. –
Democratic
thinking in Education as a Medium to Overturn
prejudices and Stereotypes (2020/2023) |
|
Outras escolas
envolvidas:
Heilig Hartcollege Wezembeek-Oppem
- Tervuren, Bélgica
18 Comprehensive school
William Gladstone - Sofia, Bulgária
Terra Santa College -
Nicosia, Chipre
Liceo Scientifico
Pasteur - Roma, Itália
IES Miguel de
Unamuno - Bilbau, Espanha
Clica na imagem para acederes ao site
do projeto. |
|
LOAD – Life of a Digi (2018/2020) |
|
Outras escolas
envolvidas:
IX. Gimnazija – Zagreb, Croácia
SEK-Atlántico S.L. – Pontevedra,
Espanha
Katolickie Liceum Ogólnokształcące z
Oddziałami Gimnazjalnymi im. Romualda Traugutta w Chojnicach –
Chojnice, Polónia
Colegiul National Gheorghe Lazar Sibiu
– Sibiu, Roménia
Tevfik Ileri Anadolu Lisesi – Rize,
Turquia
Clica na imagem para acederes ao site
do projeto. |
|
The Great
European Pastimes Challenge (2018/2020) |
|
Outras escolas
envolvidas:
Vtoro OU "Nikola I. Vapcarov" – Varna,
Bulgária
Základná škola s materskou školou –
Bratislava, Eslováquia
C.D.P.Fernando de los Ríos – Ronda,
Espanha
Appleby Primary School – Appleby-in-Westmorland,
Reino Unido
Scoala Gimnaziala Stefan cel Mare –
Vaslui, Roménia
Clica na imagem para acederes ao site
do projeto. |
|
DE.CO.DE –
Developing Competences, Developing Europe
(2018/2020)
|
|
Outras escolas
envolvidas:
4th High school of Ilion – Ilion,
Grécia
Liceo Scientifico Statale "Marie
Curie" – Giulianova, Itália
Keguma komercnovirziena vidusskola –
Kegums, Letónia
Sirvintu Lauryno Stuokos-Guceviciaus
Gymnasium – Sirvintos, Lituânia
Clica na imagem para acederes ao site
do projeto. |
|
Podes aceder também aos sites dos
projetos anteriores
clicando nas respetivas imagens.
|
|
Projetos Erasmus+ anteriores, já
concluídos (2017/2019). |
|
Filmmaking
journey: From scratch to screen
CONCLUÍDO |
|
Outras escolas
envolvidas:
Střední Umeleckoprumyslová Škola - SPŠ, Svidník, Eslováquia
IES Fidiana, Cordoba,
Espanha
11th Lyceum Peristeriou, Atenas,
Grécia
Střední Umeleckoprumyslová Škola Sv.
Anežky, Český Krumlov, República Checa
Clica na imagem para acederes ao site
do projeto. |
|
Podes aceder também aos sites dos
projetos anteriores
clicando nas respetivas imagens.
|
Media Education: From Passive
Consumers to Active Creators
CONCLUÍDO |
|
Outras escolas
envolvidas:
SPŠ Svidník, Eslováquia
11th Lyceum Peristeriou, Atenas,
Grécia
IES Districte Maritim, Valência,
Espanha
IIS "Bertarelli - Ferraris", Milão,
Itália
Clica na imagem para acederes ao site
do projeto. |
|
|
All Roads Lead to Rome
CONCLUÍDO |
|
Outras escolas
envolvidas:
Istituto Comprensivo Alessandro
Manzoni, Priolo Gargallo, Itália
XIV Istituto Comprensivo Karol Wojtyla,
Siracusa, Itália
Gimnazjum nr 7, Gdynia, Polónia
IES FIDIANA, Córdoba, Espanha
Clica na imagem para acederes ao site
do projeto. |
|
|
Active Citizenship and
Environmental Awareness Through Formal and Non-formal Education
CONCLUÍDO |
|
Outras escolas
envolvidas:
Colegiul National Ienachita Vacarescu,
Targoviste, Roménia
1st International School of Ostrava,
Ostrava, República Checa
IPS F. S. CABRINI, Taranto, Itália
Taurages "Ausros" pagrindine mokykla,
Taurage, Lituânia
I Liceum Olgonoksztalcace z Oddzialami
Dwujezycznymi im. Tomasza Zana we Wschowie, Wschova, Polónia
Lanchester EP Primary School,
Lanchester, Reino Unido
Clica na imagem para acederes ao site
do projeto. |
|
|
Página atualizada em
2016.02.21 |
|