AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASQUILHOS, BARREIRO - 170884

 

LIGAÇÕES

Notícias   |   Calendário   |   Contactos   |   Direção   |   Documentos  |  Exames 2022   |   Manuais Escolares   |   Oferta 2022/23   |   Turmas/Horários

 

Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders” 

Outras escolas envolvidas:

Škola umeleckého priemysl, Svidník, Eslováquia

IES Nuestra Señora de la Estrella, Villa del Río, Espanha

11th Lyceum Peristeriou, Atenas, Grécia

 

Barreiro – Agrupamento de Escolas de Casquilhos em Svidník
Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”

Barreiro – Agrupamento de Escolas de Casquilhos em Svidník<br />
Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”O último intercâmbio de alunos do projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”, no qual participaram duas professoras e seis alunos da Escola Secundária de Casquilhos, decorreu de 24 a 28 de abril em Svidník, na Eslováquia.

A semana iniciou-se com uma atividade de quebra-gelo, em equipas internacionais, uma espécie de peddy-paper, dinamizado pela escola anfitriã, permitindo que os alunos dos quatro países da parceria – Eslováquia, Espanha, Grécia e Portugal – criassem laços e dinâmicas no primeiro dia, o que facilitou o trabalho subsequente. Seguiram-se as apresentações sobre os trajes tradicionais de cada país parceiro, que foram essenciais para a concretização de uma das atividades previstas. Os alunos foram, posteriormente, divididos em novas equipas internacionais, de acordo com os seus interesses, competências e capacidades, tendo sido concebidos doze trajes tradicionais originais, nos quais foram utilizados os padrões e os acessórios criados nos intercâmbios anteriores – duas vídeo-reportagens centradas nas atividades desenvolvidas durante o intercâmbio, assim como um podcast sobre o feedback dos alunos relativamente à sua participação neste projeto. Por fim, o trabalho desenvolvido foi apresentado à comunidade local, no Museu da Cultura Ucraniana de Svidník, destacando-se o desfile dos fatos tradicionais confecionados.

Durante o intercâmbio, foram igualmente promovidas atividades destinadas ao aprofundamento do conhecimento da história e da cultura do país anfitrião, como as visitas ao Museu Etnográfico de Svidník, ao Castelo Lubovna, em Stara Lubovna, ao Museu das Ilusões “Tricklandia”, em Stary Smokovec, e às cidades de Presov – local os alunos participaram inclusive num “Escape Room” – e de Bardejov – Património Mundial da UNESCO.

No seu todo, este intercâmbio foi uma aventura extraordinária de desenvolvimento pessoal e académico para todos os participantes. De facto, as atividades realizadas, os desafios ultrapassados em conjunto, a partilha de experiências, saberes e pontos de vista, bem como os momentos de convívio salutar, potenciaram o aprofundamento de aptidões e competências necessárias ao desenvolvimento da interculturalidade nas relações pessoais, sociais e culturais, ao sucesso na vida profissional e ao exercício de uma cidadania europeia ativa.

Alicia Tavares – 11.ºE
Catarina Matos – 11.ºD
Catarina Rafael – 11.ºE
João Santos – 11.ºA
Laura Fernandes – 11.ºF
Pedro Quintelas – 10.ºC

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

 

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Casquilhos em Bilbau
Projeto Erasmus+ “D.E.M.O.S”- Uma experiência absolutamente inesquecível

 

Barreiro - Agrupamento de Escolas de Casquilhos em Bilbau<br />
Projeto Erasmus+ “D.E.M.O.S”- Uma experiência absolutamente inesquecível<br />
O quinto intercâmbio de alunos do projeto Erasmus+ “D.E.M.O.S - Democratic thinking in Education as a Medium to Overturn prejudices and Stereotypes”, no qual participaram três professores e cinco alunas da Escola Secundária de Casquilhos, realizou-se em Bilbau, no País Basco, Espanha, de 26 março a 1 de abril.

Esta atividade permitiu constatar que são indescritíveis a magnitude e a diversidade desta região do norte de Espanha. De facto, este fragmento do globo compreende uma multiplicidade de estruturas e de eventos, destacando-se pela inimaginável beleza, harmoniosamente integrada nas diversas vertentes, cultural, arquitetónica, paisagística e artística.

Durante este intercâmbio, foi possível vivenciar inúmeras experiências, conhecer e visitar não só a cidade de Bilbau como também outras cidades e locais turísticos de um incalculável prestígio paisagístico e cultural.

Todos os participantes tiveram, igualmente, a oportunidade de explorar, de um modo pessoal e interativo, as diversas dinâmicas organizadas pelos vários países parceiros – Bélgica, Bulgária, Chipre, Espanha, Itália e Portugal.

Através de atividades de integração interpessoal, como workshops de exploração de idiomas, apresentações sobre o contributo da União Europeia para o reforço dos valores democráticos nos seis países da parceria, assim como atividades de caráter cultural, destacando-se as visitas ao Museu da Ciência “Eureka”, ao Museu Guggenheim e ao Museu de Reproduções de Bilbau, os alunos experienciaram uma semana repleta de vivências propícias ao seu desenvolvimento.

Um dos pontos altos deste intercâmbio foi, indubitavelmente, a visita a San Juan de Gaztelugatxe, um local dotado de uma beleza natural extraordinária, situado entre os aglomerados rochosos e o mar. Igualmente importantes para o conhecimento da história e das vivências do País Basco foram as visitas às cidades de San Sebastian e, particularmente, Guernica, cujo bombardeamento durante a Guerra Civil Espanhola serviu de inspiração para uma das mais famosas pinturas de Pablo Picasso.

É ainda importante referir a influência intercultural que ocorreu durante esta experiência, nomeadamente através de dinâmicas entre os participantes, como jogos, danças regionais e workshops, que proporcionaram uma multiplicidade de interações entre todos os estudantes das diferentes nações e respetivos educadores.

Seguramente, esta foi uma experiência absolutamente inesquecível para todos os participantes, pois contribuiu significativamente para o desenvolvimento de inúmeras competências, complementando a experiência académica com a vivência prática de exploração de culturas e costumes. A convergência destes fatores resulta no estímulo das capacidades intelectuais, dos valores socioculturais e da independência dos alunos, influenciando beneficamente o seu trajeto enquanto indivíduos.

Carolina Algarvio, 11.ºA
Daniela Soares, 11.ºC
Lara Gomes, 11.ºC
Luana Almeida, 11.ºA
Mariana Correia, 11.ºA

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

 

BARREIRO - Escola Secundária de Casquilhos em Atenas
Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”

BARREIRO - Escola Secundária de Casquilhos em Atenas<br />
Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”De 5 a 11 de março, seis alunos e três professoras da Escola Secundária de Casquilhos rumaram a Atenas para participarem no terceiro intercâmbio de alunos do Projeto Erasmus+ “Reporters of cultural heritage without borders”, uma parceria entre quatro países europeus - Eslováquia, Espanha, Grécia e Portugal.

A semana iniciou-se com atividades dirigidas ao aprofundamento de conhecimentos e à consolidação das competências essenciais para a concretização das atividades subsequentes, nomeadamente apresentações nacionais sobre os acessórios que integram os trajes tradicionais dos quatro países da parceria e visitas guiadas ao Museu Benaki, assim como ao Museu de Joias Ilias Lalaounis, local onde se realizou igualmente um workshop sobre o processo de conceção e produção de joalheria.

Nos dias seguintes, os alunos foram divididos em seis equipas internacionais. Enquanto três equipas se dedicaram à criação de acessórios originais, tendo por base os utilizados nos trajes tradicionais dos quatro países parceiros, as outras documentaram as atividades realizadas e recolheram o feedback dos participantes através de videorreportagens e podcasts.

Durante o intercâmbio, foram igualmente visitados alguns monumentos e locais emblemáticos do país anfitrião, constituindo alguns exemplos a Acrópole de Atenas e o respetivo museu; o Estádio Panatenaico; o Canal de Corinto; o Anfiteatro de Epidaurus e Nafplion, a primeira capital do Estado Grego.

Igualmente enriquecedores foram os momentos de convívio entre os alunos, que tornaram este intercâmbio ainda mais significativo e memorável. Na hora da partida, não houve, no entanto, tristeza, pois os alunos deixaram Atenas com os corações repletos de felicidade por terem tido a oportunidade de contactarem com outras culturas e fazerem novas amizades. Deste modo, provaram que, independentemente das diferenças culturais e/ou pessoais, todos podemos trabalhar e aprender com pessoas dos mais diversos locais do mundo, e, não menos importante, “crescer” enquanto cidadãos.

Alícia Paquete – 11.ºD
Catarina Matos – 11.ºD
Dinis Isidro – 11.ºD
Diogo Gonçalves – 12.ºF
Marta Dias – 11.ºD
Lucas Martins – 12.ºF

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

 

 

 

Sm(art) Robots - H(app)y Kids (2022-2024)

Coordenado pela professora Sílvia Zuzarte (grupo 500)

Outras escolas envolvidas:

11th Gymnasium of Thessaloniki, Thessaloniki - Grécia

Zakladna skola,Kudlovska 11 - Humenne, Slovakia

IES PEDRO SOTO DE ROJA - Granada, Espanha

Clica na imagem para acederes ao site do projeto.

smart.robots (google.com)

smart.robots

Refers to the Erasmus+ project (KA210-SCH - Small-scale partnerships in school education) with title: Sm(art) robots - H(app)y kids with the participation of the following schools: 11th Gymnasium of Thessaloniki, Greece (coordinator) Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, Portugal IES

sites.google.com

Há vários anos que a Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro, integra projetos europeus no âmbito do Erasmus+, permitindo aos seus alunos experiências de partilha com colegas de toda a Europa.

Todos estes projetos, ao longo dos anos, têm sido coordenados pela professora Cristina Ramalho (GR 330).

 

D.E.M.O.S. – Democratic thinking in Education as a Medium to Overturn prejudices and Stereotypes (2020/2023)

 

Outras escolas envolvidas:

 

Heilig Hartcollege Wezembeek-Oppem - Tervuren, Bélgica

18 Comprehensive school William Gladstone - Sofia, Bulgária

Terra Santa College - Nicosia, Chipre

Liceo Scientifico Pasteur - Roma, Itália

IES Miguel de Unamuno - Bilbau, Espanha

 

Clica na imagem para acederes ao site do projeto.

LOAD – Life of a Digi (2018/2020)

 

Outras escolas envolvidas:

 

IX. Gimnazija – Zagreb, Croácia

SEK-Atlántico S.L. – Pontevedra, Espanha

Katolickie Liceum Ogólnokształcące z Oddziałami Gimnazjalnymi im. Romualda Traugutta w Chojnicach – Chojnice, Polónia

Colegiul National Gheorghe Lazar Sibiu – Sibiu, Roménia

Tevfik Ileri Anadolu Lisesi – Rize, Turquia

 

Clica na imagem para acederes ao site do projeto.

The Great European Pastimes Challenge (2018/2020)

 

Outras escolas envolvidas:

 

Vtoro OU "Nikola I. Vapcarov" – Varna, Bulgária

Základná škola s materskou školou – Bratislava, Eslováquia

C.D.P.Fernando de los Ríos – Ronda, Espanha

Appleby Primary School – Appleby-in-Westmorland, Reino Unido

Scoala Gimnaziala Stefan cel Mare – Vaslui, Roménia

 

Clica na imagem para acederes ao site do projeto.

DE.CO.DE – Developing Competences, Developing Europe (2018/2020)

 

Outras escolas envolvidas:

 

4th High school of Ilion – Ilion, Grécia

Liceo Scientifico Statale "Marie Curie" – Giulianova, Itália

Keguma komercnovirziena vidusskola – Kegums, Letónia

Sirvintu Lauryno Stuokos-Guceviciaus Gymnasium – Sirvintos, Lituânia

 

Clica na imagem para acederes ao site do projeto.

 

Podes aceder também aos sites dos projetos anteriores clicando nas respetivas imagens.

 

 

Projetos Erasmus+ anteriores, já concluídos (2017/2019).

 

Filmmaking journey: From scratch to screen

 

 

CONCLUÍDO

 

Outras escolas envolvidas:

 

Střední Umeleckoprumyslová Škola - SPŠ, Svidník, Eslováquia

IES Fidiana, Cordoba, Espanha

11th Lyceum Peristeriou, Atenas, Grécia

Střední Umeleckoprumyslová Škola Sv. Anežky, Český Krumlov, República Checa

 

Clica na imagem para acederes ao site do projeto.

 

Podes aceder também aos sites dos projetos anteriores clicando nas respetivas imagens.

 

Media Education: From Passive Consumers to Active Creators

 

 

CONCLUÍDO

 

Outras escolas envolvidas:

SPŠ Svidník, Eslováquia

11th Lyceum Peristeriou, Atenas, Grécia

IES Districte Maritim, Valência, Espanha

IIS "Bertarelli - Ferraris", Milão, Itália

 

Clica na imagem para acederes ao site do projeto.

 

All Roads Lead to Rome

 

 

CONCLUÍDO

 

Outras escolas envolvidas:

Istituto Comprensivo Alessandro Manzoni, Priolo Gargallo, Itália

XIV Istituto Comprensivo Karol Wojtyla, Siracusa, Itália

Gimnazjum nr 7, Gdynia, Polónia

IES FIDIANA, Córdoba, Espanha

 

Clica na imagem para acederes ao site do projeto.

 

Active Citizenship and Environmental Awareness Through Formal and Non-formal Education

 

CONCLUÍDO

 

Outras escolas envolvidas:

Colegiul National Ienachita Vacarescu, Targoviste, Roménia

1st International School of Ostrava, Ostrava, República Checa

IPS F. S. CABRINI, Taranto, Itália

Taurages "Ausros" pagrindine mokykla, Taurage, Lituânia

I Liceum Olgonoksztalcace z Oddzialami Dwujezycznymi im. Tomasza Zana we Wschowie, Wschova, Polónia

Lanchester EP Primary School, Lanchester, Reino Unido

 

Clica na imagem para acederes ao site do projeto.

 

Página atualizada em 2016.02.21