SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO Uma estrutura orientada para a dinâmica de aproximação entre a escola, a família, a comunidade e o mundo das atividades formativas e profissionais
Horário | 9:30-13:00 e 14:00-17:30
Escola Secundária de Casquilhos (sede do agrupamento): Bloco D É 21 214 83 70 Ê 21 214 02 65
Escola Básica da Quinta Nova da Telha: Bloco E É 21 217 09 60
Escolas do 1º Ciclo: Sala de Apoio É 21 217 09 60 (EB Q Nova da Telha) É 21 215 16 22 (EB nº 9) É 21 214 02 89 (EB Palhais) É 21 215 86 28 (EB Barreiro/ex-7)
*À 4ª feira à tarde realizam-se as reuniões da EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva)
O que é
O que se faz
Apoio técnico-científico Consultoria participativa e colaborativa para a tomada de decisões educativas e psicossociais
Orientação vocacional Programa estruturado para o 9º ano Informação e aconselhamento ao ensino secundário Informação e aconselhamento individual e parental Visitas de estudo, feiras, fóruns e atividades de exploração interativa
Aconselhamento, apoio psicológico e psicopedagógico Aconselhamento individual Aconselhamento parental para a intervenção familiar Aconselhamento de professores e equipas para a co intervenção em grupos turma Avaliação e intervenção psicológica coletiva (e/ou individual temporária) Referenciação para serviços externos especializados
Apoio ao sistema de relações da comunidade educativa Aconselhamento para a mediação de conflitos e resolução de problemas Ações de sensibilização, informação e/ou formação temáticas Programas para a promoção de competências (socio emocionais e académicas) Colaboração no desenvolvimento de projetos e experiências pedagógicas Articulação com serviços e instituições
Psicólogas
Ana Isabel Beira, psicóloga com especialidade em Psicologia da Educação e especialidades avançadas em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira e em Psicoterapia, com cédula profissional emitida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Celeste Sales, psicóloga com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, com cédula profissional emitida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Contratada ao abrigo do Plano 23|24 Escola+ para a Promoção do Sucesso Escolar.
Princípios
Conhecer informação subentende os princípios de respeito pela dignidade e direitos da pessoa, a integridade e responsabilidade profissional, a beneficência e a confidencialidade sobre dados pessoais, entre outros, constantes no código de ontológico dos psicólogos portugueses:
> https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/cod_deontologico
RECURSOS DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE PSICOLÓGICA E BEM-ESTAR
Início do Ano Letivo: Entrar na Escola ou Regressar à Escola
O regresso à escola pode significar vários desafios, alterações no comportamento e um largo espectro de emoções e sentimentos para as crianças/adolescentes e também para os Pais e as Mães. Voltar às aulas pode ser sinónimo de entusiasmo, excitação, alegria, mas também de ansiedade, receio e preocupação, bem como de um misto de desejo e aborrecimento.
Enquanto Pais e Mães de crianças e jovens em idade escolar, às vezes, queremos mas não sabemos como ajudar. Por exemplo, quanto nos devemos envolver nos TPC? O que fazer perante um conflito que acontece na escola? Qual é o nosso papel no sucesso educativo dos nossos filhos/as?
Alguns recursos podem ajudar-nos a promover um regresso à escola saudável e tranquilo: > Ajudar o meu Filho/a a ter Sucesso Escolar > Ajudar o meu Filho/a nas Transições Escolares > Ajudar o meu Filho/a nos TPC > Ajudar o meu Filho/a a Organizar-se > Ouvir Especialistas sobre Sucesso Escolar
É importante, ao longo de todo o ano letivo, estarmos atentos/as aos sinais de alerta e sabermos quando devemos ficar preocupados/as. Pode ser útil preencher a Checklist sobre Crianças e Adolescentes, para Pais, Cuidadores e Professores. E não nos esquecermos do nosso autocuidado! O regresso à escola das crianças e jovens também é um regresso à rotina para os Pais e as Mães – ir buscar e ir levar, organizar refeições e lanches, gerir as atividades extra-curriculares e todos os outros compromissos laborais e sociais. Vida de Pai e Mãe não é fácil e tem muitos desafios!
Essencial sobre o Bullying
Numa altura em que o bullying em contexto escolar aumentou 37%, de acordo com números revelados pela PSP, a Ordem dos Psicólogos Portugueses lançou o documento "Vamos Falar Sobre Bullying" e a check list "Estou a ser vítima de bullying ou bully?" em Outubro de 2022, para assinalar o Dia Mundial de Combate ao Bullying e fazer chegar mais literacia sobre este tema à população.
A resposta a "O que precisa saber sobre o bullying em 11 perguntas" pode ser consultada no Público e as "Bandeiras vermelhas, mitos e factos: como identificar e ajudar uma vítima de bullying", encontram-se disponíveis na CNN Portugal.
Conversar sobre a Guerra
A guerra afecta-nos a todos - pessoas, comunidades, países e Mundo. Gera medo, revolta, angústia, impotência, exclusão e iniquidades. Destrói comunidades e famílias, quebra o desenvolvimento do tecido social e económico dos países. Provoca pobreza, migração forçada, violência e insegurança, a perda da liberdade e da dignidade.
A guerra tem um impacto psicológico, antes de mais, junto daqueles que são vítimas diretas dos conflitos, mas o seu alcance é mais abrangente e significativo nas pessoas em situação de maior vulnerabilidade. A evidência científica demonstra uma diminuição do bem-estar, um aumento do sofrimento psicológico, de problemas de saúde psicológica e perturbações mentais (tais como ansiedade, depressão ou perturbação de stresse pós-traumático), a curto, médio e longo prazo.
Perguntas e respostas orientadas para a compreensão da guerra e para a construção da paz: > https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/doc_perguntas_respostas_guerra.pdf
Covid-19 Apoio à distância em tempo de Pandemia
O Serviço de Psicologia e Orientação, em conjunto com a Direção e de acordo com as orientações da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), face ao atual estado de contingência, dará continuidade à sua intervenção em meio escolar, em formato presencial e/ou à distância. Podem contactar o SPO alunos, pais e/ou encarregados de educação e outros agentes educativos, no contexto das atividades educativas. Preferencialmente, será através da articulação prévia com os coordenadores de estabelecimento, professores titulares ou diretores de turma, via telefone e/ou email, para agendamento e análise de necessidades. O recurso à ação direta do SPO é, posteriormente, formalizado sob a forma de registo escrito participado pelo encarregado de educação, num ato voluntário e com consentimento informado sobre a participação em atividades de avaliação e intervenção psicológica à distância.
Covid-19 Regressar à Escola após o Primeiro Confinamento
As alterações nos contextos educativos e nos processos de ensino-aprendizagem geraram novas interações entre os alunos, os pais/cuidadores, os professores/outros profissionais e a escola. Toda a comunidade educativa enfrenta desafios excecionais, acompanhados por sentimentos de entusiasmo e algum alívio, sendo natural que predominem ainda sentimentos de incerteza e medo relativos à exposição ao vírus.
Informações úteis dirigidas a Pais e Cuidadores, Diretores, Professores e Psicólogos nos documentos Regressar à Escola em Tempo de Pandemia, preparado pela OPP em conjunto com a UNICEF, e ainda Dossier – Comunidade Educativa.
Covid-19 Manter a Saúde Psicológica no Segundo Confinamento Ideias para enfrentar mais um grande desafio à nossa saúde psicológica e capacidade de resiliência:
> Caixa de Ferramentas para manter a Saúde Psicológica em versão escrita ou áudio > Lista de Ações promotoras de Bem-estar Leve Consigo > Fact Sheet Ansiedade Fact Sheet Luto
Consultar todos os documentos de apoio produzidos no âmbito da Covid-19 aqui
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Agrupamento de Escolas de Casquilhos – ESC
Agrupamento de Escolas de Casquilhos – EB QNT
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